2 Via IPTU 2023 – Como Emitir Boleto e Fazer Pagamento

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é obrigatório para todo o cidadão brasileiro que possui um imóvel. Sendo assim, em caso de não emissão da primeira via do boleto de pagamento do IPTU, é preciso que se saiba como emitir a 2 Via IPTU 2023 para não perder o prazo da quitação do imposto. Continue acompanho os próximos tópicos deste post e saiba como você pode realizar a emissão da 2 via IPTU 2023. ConteúdoIPTU 2023Como Emitir a 2 via IPTU 2023Pagamento IPTU 2023 IPTU 2023 O IPTU é um imposto cobrado pela Receita Federal Brasileira, e as…

O pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é obrigatório para todo o cidadão brasileiro que possui um imóvel. Sendo assim, em caso de não emissão da primeira via do boleto de pagamento do IPTU, é preciso que se saiba como emitir a 2 Via IPTU 2023 para não perder o prazo da quitação do imposto.

Continue acompanho os próximos tópicos deste post e saiba como você pode realizar a emissão da 2 via IPTU 2023.

2 Via IPTU 2023
2 Via IPTU 2023

IPTU 2023

O IPTU é um imposto cobrado pela Receita Federal Brasileira, e as leis que regulam o mesmo dependem em parte do município em que é feita sua cobrança.

Todo o cidadão brasileiro que possui um prédio, casa ou terreno na zona urbana, deve atentar ao pagamento deste imposto. Pois a falta no pagamento do mesmo resulta em enquadramento no caso de sonegação fiscal. E com isso, a prefeitura pode até mesmo tomar o imóvel e leiloá-lo. Isso sem falar de outras sanções legais que caem sobre o proprietário.

O valor recolhido do pagamento deste imposto possibilita com que o Governo brasileiro possa realizar investimentos em setores importantes para a redução dos níveis de pobreza no país. Como é o caso do setor da educação e saúde.

VEJA TAMBÉM:

Como Emitir a 2 via IPTU 2023

Em condições normais o boleto para o pagamento do IPTU é enviado a residência do contribuinte, mas caso isso venha a não ocorrer, será necessário fazer a emissão da 2 via IPTU 2023 para a realização do pagamento deste imposto, o que pode ser feito de forma bem fácil diretamente por via online.

Para realizar essa emissão o contribuinte precisa de conhecer o site da prefeitura da sua cidade. Pois é nele que a emissão do boleto deve ser realizada.

  • Comece por acessar o site oficial da prefeitura da sua cidade;
  • Dentro da página, clique na opção de emissão desejada;
  • Prossiga informando a sua inscrição imobiliária.

Pagamento IPTU 2023

Quando chegar o período marcado para o pagamento deste imposto, o contribuinte deverá quitá-lo na agência da rede bancaria ou numa das casas lotéricas da sua cidade.

Há a possibilidade de isenção do IPTU para alguns cidadãos, como os idosos e deficientes. Para realizar o pagamento o cidadão precisa de primeiro fazer a emissão da 1ª ou 2ª via do IPTU 2023.

A quantia cobrada neste imposto vai depender do valor venal do imóvel em causa. Sendo que este dado é calculado diretamente pelo município tendo se em conta o valor de metros quadrados dos imóveis da cidade.

Além do conhecimento do valor venal, para poder determinar o valor deste imposto no todo, também é preciso que se tenham em conta as alíquotas que são aplicadas para cada tipo de imóvel.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Um comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  1. EU GANHEI EM UM CONCURSO DA PRESESIDENCIA DE DO BRASOL. UMA FRASE SOBRE INAUGURAÇAO DE bRASILIA PELO EXMO PRESIDENTE DA REPUBLICA. jUCELINO KUBISCHK FEITO ATRAVES DO JORNAL O ESTADO DE MINAS, GOSTARIA DE SABER A MINHA SITUAÇAO DO IPTU. MARCOS ANTONIO EUFRAZIO, TEL. 031-98578-2403