IPTU 2024 Aracaju

IPTU 2024 Aracajú – Todo ano é a mesma coisa. Conta pra pagar, imposto para recolher, obra que não fica pronta, dinheiro que o município alega não ter e continuamos pagando o IPTU 2024 Aracajú, ou Imposto Predial e Territorial Urbano, sem ter opção. Para os moradores de Aracaju, é necessário ficar atento com o IPTU 2024, para não correr o risco de pagar uma multa e ter o seu nome sujo.

O IPTU é uma das maiores formas de apuração de receita do município, o intuito dele é aumentar o caixa do município para que seja aplicado em obras que beneficiem os cidadãos. Algo importante a saber é que, de acordo com o valor do IPTU, muda a quantidade de parcelas que você pode dividir o imposto.

O não pagamento do IPTU pode te causar dores de cabeça tão grandes ao ponto de gerar até o leilão do imóvel para pagamento do valor devido. Como não queremos que isso aconteça, vamos às informações sobre o seu IPTU!

IPTU 2024 Aracaju
IPTU 2024 Aracaju

Consulta IPTU 2024 Aracajú

Para fazer a consulta do seu IPTU 2024 Aracajú é muito simples. Basta seguir alguns passos descritos abaixo:

  • Acesse http://www.aracaju.se.gov.br/
  • Procure, no menu à direita, o Portal do Contribuinte
  • Clique em IPTU
  • Clique em Consulta de Débitos / 2ª Via
  • Insira suas informações e clique em Pesquisar

Saiba também como consultar o IPTU nas seguintes regiões:


Valor IPTU 2024 Aracajú

Cada município pode definir regras próprias para os valores do IPTU. Além disso, esses valores variam de acordo com vários fatores, por exemplo, o valor do imóvel, a localização, a planta, a área ocupada, o bairro, a arquitetura e vários outros.

O município possui a Planta Genérica De Valores Imobiliários como base para taxar as alíquotas de acordo com a região do município.

Haverá um desconto para quem pagar o IPTU até o dia 15 de Janeiro de 7,5%. Para quem tiver parcelas atrasadas de exercícios anteriores, esse desconto será de 2,5%. O IPTU pode ser parcelado em até dez vezes também, a depender do valor total do tributo.

O valor a ser pago, em relação ao ano passado, poderá sofrer reajuste de até 7,56%, influenciado pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor-Amplo).


Parcelamento de Débito

Caso o contribuinte esteja atrasado, mas ainda não haja cobrança judicial, é possível parcelar seu débito indo, presencialmente, em um dos três lugares listados abaixo:

  • Departamento de Atendimento ao Contribuinte da SEMFAZ. Praça General Valadão, 341, Centro – Térreo – Aracaju/SE.
  • CEAC do Shopping Riomar. Av. Delmiro Gouveia, s/nº, Coroa do Meio – Aracaju/SE.
  • CEAC da Rodoviária Nova. Av. Presidente Tancredo Neves, 6455, Capucho – Aracaju/SE.

2ª Via

Para tirar sua segunda via, as mesmas instruções da consulta são aplicadas. Ir no site da prefeitura e seguir o passo a passo para conseguir imprimir esse boleto atrasado e quitá-lo antes que o seu nome fique sujo.


Pagamento IPTU 2024 Aracajú

Ainda no site da prefeitura, na seção de contribuinte, é possível encontrar informações sobre o calendário do pagamento das parcelas do IPTU.

É importante prestar bastante atenção aos correios e ir de prontidão ao site emitir uma segunda via, caso seja necessário. Porque o atraso desse tributo poderá levar até ao leilão do bem em questão.

Por fim, há bastante facilidade no pagamento deste tributo. Pois ele é aceito em toda a rede bancária, correspondentes e pode ser pago, inclusive, pelo internet banking.

Para resumir,

  • Consulta feita no site: http://www.aracaju.se.gov.br/
  • Valor de acordo com várias variáveis.
  • 2ª também no site: http://www.aracaju.se.gov.br/
  • Pagamento: rede bancária, correspondentes, internet.
5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *