IPTU 2024 Sorocaba

Quem mora em Sorocaba já deve se preparar, pois, o carnê do IPTU 2024 Sorocaba do seu imóvel cadastrado chegará em sua residência nos próximos dias. O IPTU 2024 Sorocaba é um imposto municipal cobrado dos proprietários e locatários de imóveis na cidade de Sorocaba, e seu pagamento é anual.

Como todo ano, o Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU) é enviado para todos os donos de imóveis de Sorocaba. O IPTU é um imposto de caráter obrigatório para aqueles que não são isentos e o não pagamento pode levar até a leilão do imóvel em questão, além do não pagador ficar com o nome sujo no mercado.

IPTU Sorocaba 2024 (SP)
IPTU Sorocaba 2024 (SP)

Portanto, atenção nas datas de recebimento e no pagamento desse que é uma das maiores fontes de receita do município. Caso os Correios atrasem seu carnê, é importante procurar uma segunda via online rápido para ficar em dia, decidindo também se pagará em uma única quota com desconto ou se pagará parcelado ao longo do ano.

O IPTU 2024 é destinado para realizar melhorias ao longo do local no qual ele é coletado. Ou seja, basicamente, o IPTU serve para dar aos moradores melhores condições de moradia. Isso acontece pelo menos na teoria.


Consulta IPTU 2024 Sorocaba

  • Para começar, acesse o site da prefeitura de Sorocaba para consultar o seu IPTU http://iptu.sorocaba.sp.gov.br/dsf_iptu/;
  • Selecione a opção que desejar, pode ser pagamento, vencimento, valor ou outros temas que deseja informações.

Leia mais:


Valor IPTU 2024 Sorocaba

Baseado na Planta Genérica de Valores Municipal, que é diferente de município para município, O IPTU tem seu valor final baseado numa alíquota multiplicada pelo valor venal do imóvel. Essa planta é atualizada anualmente pelo município considerando questões como investimentos realizados, valores dos imóveis ao redor, área ocupada e outros fatores.

IPTU 2024 Sorocaba
IPTU 2024 Sorocaba

O valor venal do imóvel é um valor estipulado pela prefeitura para mensurar o quanto o seu imóvel seria vendido se se precisasse ser vendido com urgência. Ou seja, uma estimativa do atual valor real de mercado.

Por padrão, exceto caso falte atualização ou tenha isenção, o IPTU ficará tão mais caro quanto for o valor do imóvel e o bairro no qual está inserido.

Veja também:


2ª Via IPTU 2024 Sorocaba

A segunda via poderá ser impressa ao acessar o site da prefeitura e seguir os rápidos passos a seguir.

Para aqueles que precisarem, por qualquer motivo, emitir a segunda via do IPTU, basta acessar o site da prefeitura e seguir as simples instruções:


Isenções do IPTU

Em Sorocaba, é possível solicitar isenção de pagamento do tributo através da lei nº 3.436/1990 para aposentados, pensionistas e proprietários de um único imóvel com área limitada, ex combatente e viúvas de ex combatentes e portadores de moléstias graves.


Pagamento IPTU 2024 Sorocaba

O pagamento poderá ser realizado em cota única ou parcelado em toda rede bancária e nos correspondentes bancários até a data do vencimento.


Dúvidas, Sugestões e Reclamações

  • Sala de Atendimento ao Munícipe – SAM, andar térreo do Palácio dos Tropeiros / Paço Municipal – End.: Av. Engº. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041- Alto da Boa Vista.
  • Prefeitura: 3238.2100
  • Email: [email protected]

Em resumo,

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *