IPTU Cabo Frio 2024: Consulta, 2 via, Prefeitura

Para você que estava preocupado em pagar o Imposto Predial de Cabo Frio, saiba que já está disponível para pagamento o IPTU 2024 Cabo Frio. Nesse ano, os valores terão um reajuste de 2,87%. Mas não se assuste, porque este acréscimo segue o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que utiliza como base a inflação acumulada dos últimos 12 meses.

Outro detalhe importante é que nas regiões próximas ao Centro, os carnês não serão entregues pelos Correios. A entrega só será feita entre a região de Ponte Feliciano Sodré e o distrito de Tamoio. Os demais contribuintes devem realizar a retira pessoalmente na Secretaria de Fazenda, ou imprimir as guias pela internet.

IPTU Cabo Frio 2024
IPTU Cabo Frio 2024

Quer saber mais sobre o IPTU 2024, para que serve este imposto e como providenciar o seu pagamento? Então continue lendo esse artigo e se informe!

O que é IPTU 2024 Cabo Frio?

O IPTU Cabo Frio é um tributo que tem como objetivo a arrecadação de fundos para os cofres públicos. Esses recursos são aplicados exclusivamente para potencializar não só a infraestrutura, mas também os serviços que são oferecidos pelo município.

IPTU Cabo Frio 2024 (RJ)
IPTU Cabo Frio 2024 (RJ)

Por lei, parte dos valores arrecadados com o IPTU, precisa ser destinada para as áreas de saúde e educação. O restante, pode ser aplicado em diferentes ações de melhorias, tais como:

  • Pavimentação;
  • Iluminação;
  • Saneamento;
  • Manutenção de parques;
  • Ampliação de atendimentos;
  • Entre outras.

Prefeitura Cabo Frio IPTU

Como você já sabe o IPTU Cabo Frio é um encargo pago por todo o contribuinte que tenha um imóvel ou terreno. Ele é arrecadado pela Prefeitura, que o investe em diversas melhoras dentro da cidade.

Apesar da importância que esse imposto apresenta para a vida de muita gente, em vários estados do país, é comum encontrar pessoas que não pagam o seu IPTU porque perderam o carnê de pagamento, ou então porque não chegou a recebe-lo em sua residência.

Se este é o seu caso, então não deixe de conferir o tópico a seguir e veja como fazer para emitir a segunda via IPTU 2024 Cabo Frio.

Prefeitura Cabo Frio
Prefeitura Cabo Frio

Segunda Via IPTU 2024 Cabo Frio

Se você se enquadra no grupo de contribuintes que não receberá o carnê pelos Correios, ou, acabou extraviando o documento, saiba que você pode fazer a emissão da segunda via do IPTU Cabo Frio pela internet. Confira abaixo o passo a passo:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda (fazenda.cabofrio.rj.gov.br).
  • Depois, clique na opção “Acesse aqui a 2ª Via do IPTU”;
Acesse aqui a 2ª Via do IPTU
Acesse aqui a 2ª Via do IPTU
  • Na sequência, preencha os campos solicitados corretamente;
  • Digite o código de verificação;
  • E por fim, clique em Verificar.
Segunda Via IPTU 2024 Cabo Frio
Segunda Via IPTU 2024 Cabo Frio

Viu como é simples emitir a segunda via do seu IPTU 2024 Cabo Frio?! Após fazer a emissão, basta salvar as guias em PDF e imprimi-las para providenciar o seu pagamento.

Saiba também como funciona:

Consulta IPTU Cabo Frio

Consulta IPTU 2024Para evitar que fique em uma situação irregular junto ao seu município, você precisa se organizar financeiramente para pagar o IPTU 2024 Cabo Frio. E para isso, nada melhor do que consultar o valor desse imposto de maneira prévia, não é mesmo?!

Pensando nisso, elaboramos abaixo um passo a passo para você saber como consultar os valores a serem quitados. Confira:

  • Primeiro, você deve acessar o site da secretaria da fazenda da cidade;
  • Depois, preencha os campos solicitados;
  • E por fim, clique em Enviar.

Uma nova janela irá se abrir e você terá acesso a todas as informações sobre o IPTU 2024 Cabo Frio. Simples, fácil e prático!

Pagar IPTU 2024 Cabo Frio

Uma vez que você tenha o carnê ou guias em mãos, basta comparecer até uma casa lotérica e quitar o tributo. Também é possível realizar o pagamento do IPTU Cabo Frio em uma das agências bancárias credenciadas da região.

Se preferir, é possível pagar o documento via Internet Banking. Para isso, basta ter em mãos o número do código de barras.

Para evitar atrasos, a dica é agendar o pagamento para que ele seja debitado automaticamente em sua conta.

Pagamento IPTU
Pagamento IPTU

Leia Também:

Procure manter o seu IPTU 2024 em dia, pois atrasos ou mesmo o não pagamento podem acarretar sérios problemas para você no futuro. Além disso, pagando esse imposto fora do prazo, você perde uma boa oportunidade de economizar, já que ele garante descontos especiais para quem o paga em dia.

IPTU Cabo Frio Dívida Ativa

Você que reside no município Cabo Frio e precisa regularizar as dívidas com a cidade? Saiba que o momento chegou! A Secretaria de Fazenda de Cabo Frio está buscando maneiras para trazer dentro das normalidades, soluções para a situação dos devedores da Dívida Ativa do município.

Para quem não sabe, Dívida Ativa é um cadastro que reúne todas as informações das pessoas que possui débitos com o governo Federal, Municipal ou Estadual.

Com base nas informações do governo, a situação das dívidas ativas é relacionada ao IPTU, ISS entre outras taxas não pagas no decorrer do ano, quais estão gerando vários problemas para a prefeitura municipal de Cabo Frio. A Secretária Municipal de Fazenda mencionou, que atualmente o valor das dívidas assustam. Chegando a mais de R$ 91.265.10.

Como qualquer outra lei, há consequências do não pagamento. Caso seja pessoa Física ou Jurídica as causas são as mesmas como:

  • Juros abusivos;
  • Nome no SPC e Serasa;
  • Multas e encargos;
  • Restrições de créditos;
  • Execução fiscal.

A pessoa deverá pagar a dívida assim que tomar conhecimento da sua existência. Visite o site do órgão da sua cidade ou entre em contato para saber como efetuar o pagamento ou emitir a segunda via na internet.

Caso esteja com problemas com seu município e deseja quitar as dívidas, procure a Secretária de Fazenda para lhe orientar aos contribuintes inscritos na dívida Ativa que compareçam à Prefeitura para negociar os débitos ativos, evitando comparecer em cartórios.

Se por ventura haja discordância no pagamento, é de extrema importância que o responsável compareça na Secretaria da Fazenda com documentos que deverão ser analisados.

5/5 - (2 votes)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *