IPTU Curitiba 2024: Consulta, 2 Via, Valor

O IPTU Curitiba 2024 é um imposto cobrado a todo o cidadão que possui uma residência, apartamento, terreno, prédio ou casa dentro do território urbano, o IPTU Curitiba 2024 é cobrado anualmente assim como outros impostos como IPVA e o IR (Imposto de Renda), além de anual ele é obrigatório é precisa estar em dia.

IPTU Curitiba 2024
IPTU Curitiba 2024

IPTU Curitiba

O pagamento do IPTU é um imposto essencial para arrecadação e a manutenção do município, toda essa verba é aplicada em melhorias urbanas, tais como investimento em saúde, educação e infraestrutura, além de ajudar a manter em dia os preços dos imóveis.

O valor do IPTU Curitiba 2024 é cobrado em cima do valor venal do imóvel, a irregularidade desse imposto pode gerar multas e outros problemas para o proprietário dos imóveis, veja mais sobre os valores desse imposto, logo abaixo.

Confira também informações de outras cidades:

Valor do IPTU Curitiba 2024

O valor do IPTU Curitiba 2024 é calculado sob o valor venal do imóvel, por isso o reajuste ocorre anualmente, o reajuste ocorre de acordo com o Índice de Inflação do País.

O pagamento à vista desse imposto sofre o desconto de 10% em caso de pagamento em cota única, caso o pagamento à vista não lhe agrade em relação a forma de pagamento, você tem a chance de realizar o parcelamento em até 6 vezes, porém neste caso o contribuinte não recebe desconto algum.

Consulta IPTU Curitiba 2024 – Emitir 2ª VIA

  • Através do portal oficial acesse, clicando aqui;
  • Digite o número de inscrição do seu imóvel;
  • Clique na opção “DAM” ou “Carnê”;
  • PRONTO! Boleto pronto para emissão.
Consulta IPTU Curitiba
Consulta IPTU Curitiba

Vale ressaltar que os proprietário de imóveis de até R$ 25 mil reais, estão isentos do pagamento IPTU 2024, desde que os mesmos sejam aposentados e recebam até 3 salários mínimos, neste caso esses também podem solicitar isenção do IPTU na própria Prefeitura de Curitiba.

É extremamente importante manter esse imposto em dia, pois a irregularidade do mesmo pode acarretar transtornos ao contribuinte e até mesmo a perca do imóvel por conta da falta de pagamento do IPTU Curitiba 2024.

IPTU Curitiba – Formas de Pagamento

A guia de recolhimento do IPTU 2024 pode ser paga em qualquer agência bancária credenciada sendo elas as mais conhecidas como:

  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Sicredi;
  • HSBC;
  • Entre outros bancos.

O pagamento do IPTU também pode ser realizado em qualquer casa lotérica próxima a sua região.

É muito importante fica atento (a) ao recebimento do carnê de pagamento que costuma ocorrer até o meado de janeiro de cada ano, caso não receba entre em contato ou compareça à Prefeitura do Estado de Curitiba e solicite a 2ª VIA do seu carne, atente-se aos prazos de pagamento e mantenha o seu imposto em dia.

Por isso, ao início de cada ano organize o seu orçamento para que não ocorra o atraso na quitação desse imposto, se ficar apertado o seu orçamento, realize o parcelamento do seu IPTU, dessa forma fica mais fácil a quitação e o valor cabe dentro do seu bolso, é importante fica atento aos valores de pagamento que são atualizados anualmente de acordo com o ano venal do seu veículo.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *