IPTU Feira de Santana 2024: Consulta, 2 via, Prefeitura

O IPTU 2024 Feira de Santana é um imposto cobrado anualmente, que deve ser pago por todo contribuinte, seja pessoa física ou jurídica, que seja proprietário de um imóvel em território urbano. Anualmente todos os impostos destinados ao Governo e a prefeitura das cidades sofrem reajuste de acordo com a inflação do país. E no caso do imposto que será tratado nesse artigo, não é diferente. Quer saber mais sobre o IPTU 2024 Feira de Santana? Então continue lendo esse artigo até o final.

IPTU 2024 Feira de Santana
IPTU 2024 Feira de Santana

O que é IPTU 2024 Feira de Santana?

O IPTU Feira de Santana é um imposto obrigatório, muito importante, pois sua cobrança é determinada pela Constituição Federal ART 156, e todo o dinheiro arrecado vai para os cofres da Prefeitura e utilizado para custear despesas municipais.

O valor destinado ao pagamento do IPTU referente a cidade de Feira de Santana em 2024 leva em consideração alguns fatores importantes tais como:

  • Todos os impostos e alíquotas cobradas pelo órgão responsável no ano em questão;
  • Assim como o valor do imóvel.

Prefeitura Feira de Santana

Os proprietários dos imóveis localizados na Feira de Santana possuem uma forma facilitada para pagamento e acerto desses tributos.

O IPTU 2024 Feira de Santana é encaminhado para a residência de cada contribuinte através dos correios em janeiro de cada ano, caso você não receba este carnê dentro do prazo é possível fazer a emissão da segunda via através da internet, confira o passo a passo a seguir.

IPTU Feira de Santana 2024 (BA)
IPTU Feira de Santana 2024 (BA)

Leia Também:

Segunda Via IPTU 2024 Feira de Santana

A segunda via do IPTU 2024 Feira de Santana pode ser facilmente emitida, confira a seguir:

  • Passo 1. Acesse o site da Prefeitura por meio do link (www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br) e espere a pagina carregar completamente para ter acesso a todos os recursos disponíveis.
  • Passo 2. Clique na opção “Emissão de 2ª via do Carnê de IPTU”, localizada no topo da página.

    Segunda Via IPTU 2024 Feira de Santana
    Segunda Via IPTU 2024 Feira de Santana
  • Passo 3. Selecione e preencha uma das alternativas para consulta “Inscrição do Imóvel”, “Localização Cartográfica” ou “Localização Cartográfica Antiga”;
  • Passo 4. Clique no comando Consultar.
Preencha o necessário
Preencha o necessário

Seguindo corretamente os passos descritos acima, você já consegue ter acesso ao boleto de pagamento desse imposto, evitando assim, a perda de tempo em filas de atendimento.

Consulta IPTU 2024 Feira de Santana

Consulta IPTU 2024O valor é consultado facilmente através do passo a passo a seguir:

  • Acesse o site oficial da Prefeitura;
  • Selecione o ano de 2024;
  • Informe o número de inscrição do seu imóvel;
  • Agora basta clicar em avançar.

Na próxima tela você já consegue visualizar o valor destinado ao pagamento do IPTU 2024 Feira de Santana, é possível também consultar anos anteriores e realizar o pagamento de débitos pendentes.

Pagamento IPTU 2024

Após a consulta do valor desse imposto, o contribuinte pode emitir a guia para providenciar o seu pagamento em qualquer agência mais próxima da sua residência, tais como:

  • Banco do Brasil;
  • Santander;
  • Caixa Econômica Federal;
  • Itaú;
  • Bradesco.
Pagamento IPTU 2024
Pagamento IPTU 2024

Dentre outras agências bancárias. O pagamento também pode ser efetuado em qualquer casa lotérica de sua preferência, vale ressaltar que nenhum tipo de pagamento pode ser realizado nos postos de atendimento do IPTU.

Muitas pessoas não sabem, mas quem deixa de pagar o IPTU 2024 Feira de Santana corre risco de perder o imóvel na Justiça. O IPTU é uma dívida eterna que acompanha o bem adquirido, por isso, o não pagamento do imposto, mesmo que seja um bem de família, estar sujeito à penhora do bem.

Mesmo que o devedor tente vender o imóvel, a penhora aparecerá na matrícula atualizada, inviabilizando qualquer negócio, por isso é importante planejar o orçamento e ser preparar para manter o pagamento do seu IPTU em dia.

Fique atento em como consultar:

Se você deixar de pagar o IPTU Feira de Santana, a Prefeitura irá lhe notificar para que você regularize a situação, caso isso não aconteça, o debito existente virará uma dívida ativa.

Portanto, se você não deseja tornar este um problema sério no futuro, providencie o pagamento do seu IPTU Feira de Santana 2024 e tente mantê-lo em dia. Dessa forma, você evita problemas e ainda contribui para o desenvolvimento da sua cidade.

IPTU Feira de Santana Dívida Ativa

Feira de Santana considerada a segunda cidade maior da Bahia oferece a todos os feirenses seus recursos. Porém para que a cidade continue executando a sua função que é trazer excelente trabalho, os cidadãos devem fazer sua parte em relação ao pagamento do IPTU 2024 feira de Santana.

Embora o não pagamento dos boletos, o governo simplesmente passará seu nome na lista de Dívida Ativa, limitando a todos os benefícios que venha precisar futuramente.

A Dívida Ativa se tornou uma das preocupações mais importantes na terra brasileira. Porém, deixando de lado o pagamento mensal do IPTU, estará contribuindo com a má funcionalidade do município e correndo sérios riscos de ficar bloqueado com recursos precisos futuramente.

Apesar de que muitos não ligam em pagar o IPTU, esse ato pode ser prejudicial na vida pessoal. Por exemplo, caso venha solicitar um crédito, não será possível, visto que, seu nome está localizado na dívida Ativa IPTU Feira de Santana. Sem deixar de mencionar que o nome ficará na lista dos negativados, SPC e Serasa.

Consulta Dívida Ativa

O processo de consulta da dívida ativa é bastante simples de ser executado, embora há duas formas. Um deles é acessando o site oficial da Prefeitura Municipal de Feira de Santana e clicar na opção IPTU. A segunda forma é ir pessoalmente no Ministério da Fazenda e consultar as pendencias.

Para pessoa Física é necessário ter em mãos:

  • CPF/RG;
  • CNH (cópia e original).

Já para a pessoa Jurídica é preciso que leve a:

  • Cópia do contrato social;
  • cartão CNPJ;
  • RG e CPF (cópia e original) do sócio presente.

No momento não há desconto no pagamento à vista. Os descontos só serão concedidos quando houver um novo programa de recuperação fiscal. Basta apenas comparecer na Plataforma de Atendimento.

Gostou do post? Ficou com alguma dúvida sobre o IPTU Feira de Santana 2024? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe conosco as suas dúvidas e sugestões sobre o tema.

Aproveite também para compartilhar esse artigo nas redes sociais e ajudar outros contribuintes que também apresentam dúvidas sobre o IPTU Feira de Santana.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *