IPTU Maceió 2024: Consulta, Valor, 2 Via e Pagamento

IPTU 2024 Maceió – Se você não quer ir contra o govnaerno de Maceió, vale a pena ficar atento aos próximos tópicos deste post para saber como realizar o pagamento do IPTU 2024 Maceió dentro do prazo definido.

IPTU 2024 Maceió
IPTU 2024 Maceió

IPTU 2024 Maceió

O valor arrecadado por via deste imposto corresponde a até 12% da receita total que entra nos cofres do governo municipal de Maceió.

Por conta disso, quem realiza o pagamento do IPTU 2024 Maceió, estará contribuindo para o crescimento sustentável da sua cidade.

O Valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) deve ser quitado todos os anos por aqueles que possuem:

  • Imóvel;
  • Terreno ou;
  • Propriedades que apresentam ou não edificação.

Devido à natureza obrigatória deste tributo, é preciso que cada cidadão de Maceió passe pelo processo de pagamento do IPTU. Pois se assim não o fizer, o governo local poderá aplicar multas e até mesmo confiscar o imóvel.


Consulta IPTU 2024 Maceió

Consulta IPTU 2024Por meio dessa consulta você fica por dentro dos débitos IPTU que se encontram em nome do seu imóvel, o que permite realizar o pagamento desses valores com rapidez.

Além disso, é por meio da consulta que é possível aceder as opções que possibilitam a emissão do boleto para o pagamento do imposto IPTU 2024 Maceió.

Não deixe de se informar sobre:


Valor IPTU 2024 Maceió

A dedução do valor do IPTU 2024 Maceió é feita principalmente com base no valor venal do imóvel, o qual é afetado por sua vez pela localização, metragem, acabamento, estado de conservação, entre outras características aparentes do imóvel.

A realização da definição do valor exato para esse tributo é realizada pela Prefeitura Municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Finanças de Maceió. São justamente esses dois órgãos que numa primeira fase se responsabilizam pela determinação da alíquota que deve ser aplicada durante o cálculo do valor do IPTU.

Veja também o valor do IPTU em outras cidades brasileiras:

Os contribuintes poderão conferir o valor das alíquotas no guia de pagamento IPTU enviado para o seu endereço. Porém já se sabe pelos anos anteriores que:

  • Para imóveis prediais é aplicada uma alíquota de 1%;
  • Para os imóveis territoriais apenas 2% de alíquota.

2 Via IPTU Maceió

Em alguns casos os contribuintes do IPTU podem perder a primeira via do seu guia de pagamento. Ocorrendo que nesse tipo de situação vale fazer a emissão da 2 via do boleto IPTU pelo passo a passo indicado, já a seguir:

  • Entre no site da prefeitura de Maceió maceio.al.gov.br;
  • Continue escolhendo a opção “Cidadão” e depois “IPTU”;
  • Agora continue informando o seu número de inscrição do seu imóvel e depois clique em “Consultar”.
2 Via IPTU Maceió
2 Via IPTU Maceió

Em seguida já será possível conferir os débitos em nome do seu imóvel, bem como realizar a emissão do guia de pagamento do imposto IPTU.


Pagamento IPTU 2024 Maceió

No processo de pagamento são oferecidas duas opções para a quitação do IPTU. A primeira alternativa consiste no pagamento em cota única, onde há um desconto de 10%.

Já a segunda opção permite o pagamento em até 10 parcelas, sem a aplicação de nenhum desconto.

Em qualquer uma dessas modalidades o pagamento poderá ser feito nas:

  • Agências bancarias;
  • Casas lotéricas ou ainda;
  • Por meio do Internet Banking.
5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *