A primeira data de vencimento do IPTU Santa Maria RS 2023 acontece em janeiro, logo no início do ano. Por conta disso, todos os contribuintes devem se programar para que a quitação do IPTU Santa Maria RS 2023 aconteça de forma correta. Aos que estão adimplentes com o tributo, e que optaram pelo pagamento à vista nos anos anteriores, o desconto do IPTU 2023 pode chegar à 15% se pago em cota única.

Conteúdo
Como funciona o IPTU Santa Maria RS 2023?
A Prefeitura Municipal de Santa Maria, órgão responsável por administrar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) estima que sejam arrecadados 9 milhões de reais com o tributo.
Todo o valor será revertido em investimento aos setores básicos de atendimento ao público, como: saúde, educação, segurança.
✓ Veja também como realizar a emissão de boleto para:

Todos os anos, o IPTU é cobrado nas cidades do país. Sendo gerenciado pelo setor financeiro da administração municipal. Que cria legislações e ordens para que o imposto dê bons resultados.
São contribuintes do IPTU Santa Maria 2023 todos aqueles que possuírem em seu nome algum tipo de imóvel na área urbana da cidade. Seja casa, apartamento, comércio ou terreno sem construção.
Vale lembrar que este é um tributo obrigatório, e que o seu não pagamento implica em juros e multas sobre o valor original. Além de impedir que sejam realizadas ações burocráticas e legais na propriedade, como construção, venda e doação em herança.
Valor IPTU Santa Maria 2023
O valor IPTU Santa Maria RS 2023 é definido com base no cálculo estipulado em legislação federal, ou seja, válido em todo o país. Este cálculo institui que os seguintes fatores sejam multiplicados:
- Valor venal da propriedade x alíquota = IPTU.
O valor venal e a alíquota são determinados pela prefeitura. O preço da propriedade é registrado em documentação, e estabelecido conforme avaliação da administração municipal que considera a localização, tamanho e infraestrutura em geral.
Enquanto isso, a alíquota recebe peso diferente conforme o local da propriedade. Seguindo os valores:
Sítio de Recreio: 1%;
- Imóveis em ruas sem pavimentação
- Terrenos não edificados: 1,5%;
- Terrenos edificados: 0,8%;
Imóveis em ruas pavimentadas:
- Terrenos não edificados: 3%;
- Terrenos edificados: 1%;
- Construções paralisadas, abandonadas ou em ruínas, por mais de 03 anos consecutivos: 4%.
Por tanto, para que seja calculado o valor do IPTU para uma casa (terreno edificado) localizada em rua pavimentada e avaliada em R$100.000 o cálculo será:
- 000 x 1% = R$1.000.
Pagamento IPTU Santa Maria RS
As formas de pagamento IPTU Santa Maria RS 2023 são criadas pensando no combate a inadimplência. Tanto que há um programa progressivo que beneficia aqueles que contribuíram corretamente com o imposto. As condições de pagamento estabelecidas pela prefeitura são:
- Pagamento em cota única: até 31 de janeiro 5% de desconto. De acordo com o pagamento de 2017 e 2018 o desconto pode chegar a 15%;
- Pagamento parcelado: em até nove parcelas, de janeiro a setembro, sem desconto.
✓ Veja ainda quem possui Isenção do IPVA 2023
São enviadas para os endereço dos contribuintes o boleto em cota única e primeira parcela. Quem optar pelo parcelamento deve emitir as demais guias via internet, ou retirar na prefeitura.
Consulta e 2 via IPTU Santa Maria RS 2023
A fim de emitir as guias do imposto, se antecipar para quitar a cota única, ou apenas verificar o valor do tributo, os contribuintes devem realizar a consulta e 2° via IPTU Santa Maria RS 2023 de forma virtual. Veja como fazer:
- Acesse o site da Prefeitura Municipal de Santa Maria e clique em ‘IPTU 2023’;
- Insira as informações solicitadas. Em seguida escolha a opção de boleto que deseja.

Prefeitura Municipal de Santa Maria
Para solucionar outras questões, ou receber orientação a respeito do imposto, o indicado é entrar em contato com a Prefeitura Municipal de Santa Maria. Veja como:
- Endereço: Rua Venâncio Aires, 2277;
- Telefone: (55) 3921.7000;
- Atendimento ao público: De segunda à sexta-feira. Das 7h30 às 13h.