IPTU Valinhos 2024: Prefeitura, Pagamento, Valor, 2 Via

No início do ano os moradores receberão o carnê para pagamento do IPTU Valinhos 2024. O imposto é obrigatório e incide sobre todas as residências do município. A Prefeitura é responsável por criar a legislação do IPTU Valinhos 2024. Como a forma de pagamento, data de vencimento e etc. São 18 mil contribuintes na cidade que serão notificados sobre o imposto.

IPTU Valinhos 2024
IPTU Valinhos 2024

Entenda o IPTU Valinhos 2024

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um tributo válido em todos os municípios do país. O objetivo é recolher fundos para os cofres da cidade, afim de investir nos setores que atendem ao público. Por exemplo: saúde, educação, segurança, transporte e etc.

✓ Confira ainda os valores para as principais cidades do Brasil:

O IPTU Valinhos 2024 possuí 18 mil contribuintes que geram 47 mil carnês, pois possuem em seu nome imóveis localizados dentro da área urbana da cidade.

Desde residências como casas e apartamentos, até comércios e terrenos sem edificações. Todos devem contribuir com o IPTU.

A Prefeitura e o setor financeiro da instituição atualizam anualmente o código tributário da cidade, alterando o valor de cobrança conforme a inflação.

Valor IPTU Valinhos 2024

Existe uma base de cálculo válida em todas as cidades do país, determinando o valor IPTU Valinhos 2024. A expressão numérica é:

  • Valor venal do imóvel x alíquota = IPTU.

O valor venal do imóvel é registrado em documento na Prefeitura. Sendo que o mesmo é avaliado pela própria instituição, que considera o bairro que está localizado, a infraestrutura e tamanho do imóvel. Este preço fica certificado na Planta Genérica de Valores.

✓ Veja como ter acesso à isenção do IPTU 2024

Quanto a alíquota, esta também é definida pela Prefeitura. E possui peso diferente dependendo do tipo do imóvel. Isto é, se é residencial, comercial ou terreno sem construção.

O valor da alíquota e o cálculo completo fica descrito no carnê do imposto e pode ser verificado pelos contribuintes.

Pagamento IPTU Valinhos 2024

O pagamento IPTU Valinhos 2024 pode acontecer de duas formas: à vista ou parcelado. Para o pagamento à vista é concedido descontos que variam de 3% a 6% dependendo da data de pagamento.

A cota única ou primeira parcela devem ser quitadas no mês de janeiro. Ao todo, são mais de 47 mil carnês do IPTU que deverão ser pagos nas agências bancárias autorizadas, como:

  • Bradesco;
  • Banco do Brasil;
  • Itaú;
  • Mercantil;
  • Santander;
  • Casas lotéricas.

O recebimento é feito por meio dos canais digitais, como caixa eletrônico e internet banking. Ou, de forma presencial nos balcões de atendimento. Nas casas lotéricas o valor máximo recebido é de até mil reais.

Consulta e 2° via IPTU Valinhos 2024

A Prefeitura disponibiliza aos contribuintes a emissão de um novo boleto para pagamento, ou a verificação do valor do imposto. Via internet é possível realizar a consulta e 2° via IPTU Valinhos 2024.

Lembrando que caso a data de vencimento original já tenha sido ultrapassada, a emissão de uma nova guia virá com valor atualizado em juros e multas.

Veja como fazer o acesso:

  • Acesse o site da Prefeitura Municipal de Valinhos, e clique em ‘Cidadão’;
  • Dentro das opções disponíveis, selecione ‘IPTU e serviços’;
  • Escolha a alternativa que deseja. Entre ‘Débitos de IPTU e emissão de débitos’ para um mês específico, ou ‘2° via do carnê IPTU’ para emitir todos os meses;
  • Insira as informações solicitadas, e em seguida clique em ‘Pesquisar’.
2° via IPTU Valinhos
2° via IPTU Valinhos

O sistema mostrará a relação de boletos a vencer, e aqueles já vencidos.

Endereço e telefone Prefeitura Municipal de Valinhos

Afim de esclarecer outras informações, entre em contato com o setor financeiro da Prefeitura Municipal de Valinhos. Por meio dos canais de atendimento:

  • Endereço: Antônio Carlos, 301 – Centro. CEP: 13270-005;
  • Telefone: (19) 3849-8000;
  • Funcionamento: Segunda à Sexta das 8h30 às 16h.
5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *