IPTU 2024 Santos

O IPTU 2024 Santos significa Imposto Predial e Territorial Urbano e é um tributo que foi criado para melhorar a cidade ao redor dos imóveis que a contribuição é arrecadada. Quanto mais cara a casa, prédio, apartamento ou mesmo terreno, mais caro será o IPTU 2024 Santos. Por caro, entenda que existem várias variáveis que compõem o valor final do IPTU. Para quem mora em Santos, essas variáveis vão desde do valor do imóvel, até a sua localização.

O IPTU 2024 é de caráter obrigatório e as sanções por não pagá-lo podem ser severas ao ponto de fazer o imóvel entrar em leilão para pagamento da dívida. Prestar atenção nas datas, taxas e descontos que o seu IPTU pode ter é uma ótima estratégia para não ter dores de cabeça com esse assunto.

IPTU 2024 Santos
IPTU 2024 Santos

Os valores, devido às várias variáveis que influenciam, variam muito de imóvel para imóvel, mesmo que sejam vizinhos, pois, tanto critérios individuais do imóvel e do morador quanto coletivos da localização influenciam nessa cobrança.


Consulta IPTU 2024 Santos

Para você que mora em Santos e que saber mais sobre o IPTU 2024, vamos ensinar como fazer a sua consulta:

  • Primeiro acesse o site www.santos.sp.gov.br.
  • Procure a seção Impostos e Taxas
  • Verifique a opção necessária.
  • Insira os dados.


Valor IPTU 2024 Santos

O IPTU tem seu valor final baseado na Planta Genérica de Valores do Município, mas o que muita gente não sabe é que antes do valor final, tem muitas informações que consideradas.

São critérios que levam em conta investimentos feitos na região bem como no imóvel. Basicamente, o IPTU acompanha a região e, conforme a região vai ficando mais cara, mais caro vai ficando o IPTU para acompanhar as melhorias para os moradores locais.

Veja também:

Ao final, é montado um “valor venal” para o imóvel, que é uma referência do quanto vale o imóvel para o mercado. É algo como o valor de liquidação se o imóvel precisasse ser vendido às pressas. A partir desse valor, é aplicada uma alíquota que, por fim, gerará o valor do tributo que chegará na sua residência com a inscrição Imposto Predial e Territorial Urbano.

A partir desse ano, uma decisão do STF recuperou a possibilidade da prefeitura em tributar terminais portuários a pagar o IPTU. Haviam mais de 20 anos que eles estavam imunes a este tributo e espera-se arrecadar cerca de R$13 milhões por ano a partir de agora apenas com os 59 terminais portuários de Santos.


2ª Via IPTU 2024 Santos

Para acessar a segunda via do seu IPTU, basta seguir os passos abaixo.

  • Acesse www.santos.sp.gov.br.
  • Acesse Impostos e Taxas.
  • Clique em Boleto IPTU.
  • Preencha os dados.

Pagamento IPTU 2024 Santos

Optando pelo pagamento parcelado, o contribuinte fixará a data de vencimento de acordo com o primeiro pagamento.

Até o vencimento, o tributo pode ser pago em toda a rede bancária pelo contribuinte com CPF cadastrado. Para quem não tem CPF cadastrado, basta ir na Caixa Econômica Federal ou Casas Lotéricas.

Veja também:


Dúvidas, Sugestões e Reclamações

Para mais informações sobre o IPTU 2024 Santo André, suas opções são:

  • Secretaria de Finanças – Rua João Pessoa, nº 246, Centro de Santos
  • Telefone da Prefeitura: (13) 3201-5000

Em resumo

  • Há obrigatoriedade para pagamento do IPTU.
  • Site da prefeitura: santos.sp.gov.br
5/5 - (6 votes)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *