IPTU 2024

O IPTU 2024 é um imposto que faz incidência a todo o proprietário de um imóvel seja apartamento, casa, terreno, prédio entre outros existente em extensão urbana. E para viver de acordo com as normas da sua cidade, é necessário no inicio de cada novo ano realizar o pagamento do IPTU 2024. Saiba mais sobre este imposto abaixo.

É um imposto de grande importância, muito utilizado para manter e ajudar na manutenção urbana, a verba também é revestida em educação, saúde e infraestrutura, a finalidade do IPTU é de arrecadação e distribuição para as modalidades competentes.

IPTU 2024 – Valor, Guia de Pagamento, Consulta, 2ª Via e Muito Mais.
IPTU 2024 – Valor, Guia de Pagamento, Consulta, 2ª Via e Muito Mais.

IPTU 2024

Para quem não sabe o cálculo do IPTU é feito sob o valor venal do imóvel mais a inflação do país, o mesmo é de responsabilidade das prefeituras e sua cobrança é anual.

Reformas, sinalizações, faixas de segurança, radares entre outros são melhoria e implantações utilizadas e feitas com a verba arrecada do IPTU 2024.

Consulta IPTU 2024

Uma dúvida muito comum dos contribuintes é de como consultar o IPTU, a consulta pode ser realizada de duas maneiras, sendo a primeira tradicional, onde o contribuinte pode comparecer na prefeitura de sua cidade e solicitar a consulta. Ou ainda, através do acesso a internet, a consulta pode ser realizada facilmente seguindo o passo a passo a seguir.

Veja como realizar a consulta IPTU 2024:

  1. Entre no site da prefeitura do seu município (ex: http://www3.prefeitura.sp.gov.br/editeg/forms/frm_principal.aspx);
  2. Procure pela seção de IPTU ou impostos dentro do site;
  3. Ao encontrar, Informe o número de inscrição do imóvel a ser consultado;
  4. Selecione o ano de exercício do imposto;
  5. Se necessário informe o código de segurança exibido na tela, normalmente esse código é exibido em forma de imagem;
  6. Em seguida clique em “Consultar”.
Consulta IPTU SP
Consulta IPTU SP

Pronto com esses simples e fáceis, passo você terá feiro a consulta do seu IPTU, e saberás exatamente qual o valor do mesmo, ainda com esse consulta, você deverá ser capaz de verificar se existe alguma pendência por parte do seu imóvel.

Valor IPTU 2024

Em todos os estados o IPTU sofre um reajuste anualmente, a cobrança também é anual e obrigatória a todo o proprietário de um imóvel dentro da extensão urbana.

O valor do IPTU é calculado de acordo com a inflação do país, mais o valor venal do imóvel, desta forma é dada a alíquota em cima do imposto.

Vale ressaltar que em caso de pagamento á vista (também conhecido como cota única), o seu IPTU recebe um desconto que pode variar entre 10 a 20% sob o seu valor total, os descontos variam de município para município.

Orçamento apertado? Opte pelo o parcelamento do seu IPTU essa é a melhor forma de manter seu imposto em dia e evitar dor de cabeça no futuro, manter o IPTU irregular pode ocasionar na perda do seu imóvel, por isso, o ano mal começou e já sabe que dentro do seu orçamento financeiro as coisas vão apertar.

Realize o parcelamento, em algumas cidades é concedido um desconto menor do que no pagamento em cota única, mas de qualquer forma, você uma ótima saída, pois as parcelas cabem no seu bolso e você mantém o pagamento do imposto em dia.

Valor do IPTU
Valor do IPTU

Confira também:

2 ª via IPTU 2024

O IPTU costuma a ser entregue logo nos primeiros meses do ano em sua residência, se por algum motivo esse carnê não chegar, você pode optar em consultar e obter a segunda via do seu IPTU no site oficial da prefeitura de sua região, basta fornecer algumas informações e pronto, em pouquíssimo passos você terá acesso a 2ª via do seu boleto.

Para emitir a 2ª via IPTU é bem simples:

  1. Acesse o site do município do seu imóvel;
  2. Escolha a opção IPTU;
  3. Insira o número de inscrição do seu imóvel;
  4. Escolha o ano de exercício do imposto;
  5. Informe o código de segurança, se necessário;
  6. Clique em “Consultar”;

Pronto, com esse simples 6 passos você deverá ser capaz de emitir uma 2ª Via do IPTU 2024.

Lembrando que o cada site, de casa prefeitura, podem ser um pouco diferente os passos para realizar a consulta do IPTU 2024, porém não deve ser muito diferente dos que descrevemos logo acima.

Guia de Pagamento IPTU 2024

Cada município possuem suas próprias regras para o pagamento do IPTU 2024, algumas das prefeituras desses município chegam conceder descontos que podem chegar 7%, caso o pagamento do imposto seja realizado à vista, caso contrário existem também a possibilidade de realizar o pagamento em até 10 parcelas sem juros, claro se forem pagos antes da data de vencimento de cada guia de pagamento.

Com o boleto de pagamento em mãos chegou a hora de realizar o pagamento desse mesmo, para isso basta se dirigir a qualquer agência bancária mais próxima a sua residência e efetuar o pagamento na boca de caixa.

Isenção IPTU 2024

Conforme a Constituição Nacional, alguns imóveis são totalmente isentos do IPTU 2024, são esses:

  • Imóveis de propriedades do estado;
  • Imóveis de propriedade do município;
  • Imóveis da União;
  • Igrejas;
  • Escolas, Faculdades e outras instituições educacionais;
  • Partidos políticos;
  • Sindicatos;
  • Em alguns casos (Deficientes, Aposentados e Pensionistas com idade superior a 60 anos).
Isenção do IPTU 2024
Isenção do IPTU 2024

IPTU Atrasado

Muitas vezes ocorrem de pessoas se desligarem e não realizar o pagamento do imposto do seu imóvel, e assim anos se passam e esses valores ficam em atraso na prefeitura do município desse imóvel. Nessa ocasião isso poderá levar o imóvel e sua inscrição na prefeitura a uma dívida ativa.

Caso isso acontece o melhor a se fazer, é procurar a prefeitura do seu município, para tentar uma renegociação dessa dívida, pois se esse valores não forem acertados o seu imóvel, corre um serio risco de ir a leilão. Porém é de grande interesse da administração do município negociar valor de dívidas do imóvel e realizar o parcelamento da mesma, e assim receber esse valor.

A melhor opção é realizar o pagamento do IPTU em dia sem atrasos, pois o atraso desse imposto por anos acumulador, como já dito, pode acarretar no leilão desse imóvel. Se você está em dúvidas sobre os débitos de qualquer imóvel, entre no site da prefeitura o qual o imóvel está inscrito e realize a consulta de seus débitos, já explicamos como fazer isso neste mesmo artigo, não espere a situação se tornar algo grave.