IPTU Lauro de Freitas 2024: Consulta, 2 via, Prefeitura

O IPTU 2024 Lauro de Freitas já está disponível para os contribuintes que possuem imóveis ou terrenos. Nesse ano, a Prefeitura Municipal entregou mais de 90 mil carnes para os cidadãos. O Imposto Predial e Territorial Urbano é um tributo obrigatório, que é aplicado em todo o território nacional. Nesse ano, a grande maioria das prefeituras realizou o reajuste de valores do encargo, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ficou interessado e deseja saber mais sobre o IPTU Lauro de Freitas 2024? Então continue lendo esse artigo até o final.

IPTU 2024 Lauro de Freitas
IPTU 2024 Lauro de Freitas

O que é IPTU 2024 Lauro de Freitas?

O IPTU Lauro de Freitas é a principal forma de arrecadação de recursos para os cofres públicos. É por meio desse tributo que a gestão municipal consegue realizar ações de melhorias na cidade.

Segundo a legislação, parte dos valores obtidos com o Imposto Predial e Territorial Urbano precisa ser destinado as áreas de educação e saúde.

IPTU Lauro de Freitas 2024 (BA)
IPTU Lauro de Freitas 2024 (BA)

O restante, pode ser utilizado em diversas outras iniciativas, como:

  • Iluminação;
  • Pavimentação;
  • Saneamento;
  • Entre outros.

Prefeitura Lauro de Freitas

Não deixe de manter o seu IPTU em dia, pois é através do dinheiro arrecadado nesse imposto, que você ajuda a manter a sua cidade sempre em desenvolvimento, para oferecer melhores condições de vida, tanto para você, quanto para as gerações futuras.

Se você não recebeu o carnê do IPTU 2024 Lauro de Freitas, ou, acabou extraviando o documento, não precisa se preocupar. É possível realizar a emissão da seguida via pela internet. Quer saber como?

 

Leia Também:

Segunda Via IPTU Lauro de Freitas

Confira o passo a passo que preparamos abaixo e veja como fazer a emissão da segunda via do seu IPTU Lauro de Freitas é bem mais fácil do que imagina. Confira:

  • Passo 01. Acesse o site da Secretaria da Fazenda (Sefaz): www.sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br;
  • Passo 02. Depois, selecione a opção “Serviços Online”;

    Segunda Via IPTU Lauro de Freitas
    Segunda Via IPTU Lauro de Freitas
  • Passo 03. E em seguida “IPTU”;

    Selecione IPTU
    Selecione IPTU
  • Passo 04. Em seguida, digite o número da Inscrição do Imóvel, sem adicionar pontos ou traço;
  • Passo 05. Clique no verificador de segurança;
  • Passo 06. Clique em Pesquisar. Após encontrar a guia desejada, clique em Emitir 2ª via.

Seguindo corretamente os passos descritos acima, você será redirecionado para uma nova janela onde será possível imprimir as guias de pagamento, ou salvá-las em PDF.

Caso não sabia como consultar o valor do seu IPTU 2024 de maneira prévia, pela internet, confira o tópico a seguir e veja como fazer esta consulta de maneira prática e segura.

Consulta IPTU Lauro de Freitas 2024

Consulta IPTU 2024Para evitar ficar inadimplente com o IPTU 2024 Lauro de Freitas, o ideal é que você se organize financeiramente para não atrasar os pagamentos. Confira como consultar o valor a ser pago e as datas de vencimento.

Após seguir corretamente os passos acima, você terá acesso a todas as informações do IPTU Lauro de Freitas. Dessa maneira, é possível se programar e manter a sua situação regular junto ao seu município.

Agora tão importante quanto saber o valor do seu IPTU de forma antecipada, é conhecer também as formas de pagamento desse imposto.

O IPTU Lauro de Freitas 2024, pode ser pago em cota única e também parcelado. No primeiro caso, você tem direito a um desconto especial, que torna o valor desse imposto muito mais em conta. Mas vale ressaltar que este desconto somente será valido, para os pagamentos realizados dentro do prazo.

Pagar IPTU 2024 Lauro de Freitas

Agora que você já sabe como emitir a segunda guia via do IPTU Lauro de Freitas, basta ir até a casa lotérica mais próxima com o boleto e quitar o tributo.

Também é possível pagar nas agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Se preferir, também é possível realizar o pagamento online, através do Internet Banking, ou, agendar a data de cada parcela, evitando atrasos.

Manter o Imposto Predial e Territorial Urbano em dia é um dever do cidadão. É por meio dele que a sua cidade irá crescer. Além disso, é importante ressaltar que o não pagamento desse tributo é considerado crime de sonegação, podendo gerar vários processos judiciais, e, até mesmo, a perda do terreno ou imóvel.

IPTU Lauro de Freitas Dívida Ativa

Você que reside no município Lauro de Freitas e precisa regularizar as dívidas com a cidade? Saiba que o momento chegou! A Secretaria de Fazenda de Lauro de Freitas está buscando maneiras para trazer dentro das normalidades, soluções para a situação dos devedores da Dívida Ativa do município.

Para quem não sabe, Dívida Ativa é um cadastro que reúne todas as informações das pessoas que possui debito com o governo Federal, Municipal ou Estadual.

Confira também como funciona:

Com base nas informações do governo, a situação das dívidas ativas é relacionada ao IPTU, ISS entre outras taxas não pagas no decorrer do ano, quais estão gerando vários problemas para a prefeitura municipal de Lauro de Freitas. A Secretária Municipal de Fazenda mencionou, que atualmente o valor das dívidas assustam. Chegando a mais de R$ 91.265.10.

Os contribuintes que deseja pagar à vista terão até 90% de desconto nos juros e taxas. Todavia há, ainda como fazer o pagamento parcelado. Nesse caso, há as regras a seguir:

  • Parcelamento em 18 vezes: 50% de entrada + 50% de desconto nos juros e multas;
  • Parcelas em 36 vezes: 30% de entrada + 30% de descontos nos juros e taxas;
  • Parcelas em 48 vezes: 10% de entrada + 10% de descontos nos juros e multas.
Dívida Ativa IPTU
Dívida Ativa IPTU

Para regularizar as dívidas, você deve procurar o Banco de serviços do Município que fica na Secretária de Fazenda do Município. Ou pode formalizar um pedido de adesão ao Programa de Regularização de Débitos fiscais e, através do site de se faz (sefaz.laurodefreitas.ba.gov.br) e no site oficial do município (www.laurodefreitas.ba.gov.br).

A dívida deverá ser quitada assim que tomar conhecimento da sua existência. Visite o site do órgão da sua cidade ou entre em contato para saber como efetuar o pagamento ou emitir a segunda via na internet.

Caso esteja com problemas com seu município e deseja quitar as dívidas, procure a Secretária de Fazenda para lhe orientar aos contribuintes inscritos na dívida Ativa que compareçam à Prefeitura para negociar os débitos ativos, evitando comparecer em cartórios.

Se por ventura haja discordância no pagamento, é de extrema importância que o responsável compareça na Secretaria da Fazenda com documentos que deverão ser analisados.

Dúvidas

Em caso de dúvidas sobre o IPTU 2024 Lauro de Freitas, basta comparecer na Secretaria da Fazenda (Sefaz), localizada no Empresarial Torres Business. Também é possível entrar em contato através do telefone (71) 3288-8904, ou, pelo e-mail [email protected]

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *