Mais um ano como proprietário de um imóvel em Nova Iguaçu? Então, você deve saber que logo o IPTU Nova Iguaçu 2023 entra em vigência. O imposto é obrigatório e recolhe verbas para serem usadas na própria cidade. Automaticamente o contribuinte que faz o pagamento do IPTU Nova Iguaçu 2023 se torna um investidor do município.

Conteúdo
Como funciona o IPTU Nova Iguaçu 2023?
O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi criado a partir de um decreto federal. No entanto, recebe administração municipal. Ou seja, a Prefeitura de cada cidade do país é que cria determinações para distribuir e cobrar o imposto.
✓ Saiba ainda quais os valores do IPTU’s nas cidades vizinhas:

Em Nova Iguaçu são entregues aproximadamente 200 mil carnês do IPTU. Em nome dos proprietários de: casa, apartamento, comércio, prédio e terrenos mesmo que sem construção.
Com o valor recolhido pelo IPTU Nova Iguaçu 2023 os serviços que atendem a população devem ganhar investimentos.
Por exemplo, saúde, educação, segurança, obras e o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Por isso este tributo é tão importante para o município.
Valor IPTU Nova Iguaçu 2023
O próprio imóvel é o fato gerador do imposto. Por tanto, cada propriedade recebe um valor IPTU Nova Iguaçu 2023. Já que a Prefeitura avalia o local, levando em consideração a sua infraestrutura e uso dos serviços públicos. Por exemplo: saneamento e iluminação. Feita esta avaliação é determinado um valor venal.
Este valor deve ser multiplicado por uma alíquota que tem peso diferente dependendo do preço da propriedade, uso e bairro em que está instalada. Desta forma:
- Imóvel territorial (terrenos): De 1% à 2% sobre o valor venal, dependendo do bairro;
- Imóvel edificado de uso residencial: De 0,75% à 1,20 % sobre o valor venal, dependendo do bairro e preço da propriedade;
- Imóvel predial, comercial e/ou industrial: De 0,85% à 1,50% sobre o valor venal, dependendo do bairro e preço da propriedade.
- O cálculo fica assim: valor da propriedade x alíquota = IPTU.
A descrição deste cálculo deve ser apresentada no seu carnê do imposto com as informações que equivalem ao seu imóvel.
✓ Saiba quem tem direito a isenção IPTU 2023!
Pagamento IPTU Nova Iguaçu 2023
No início de janeiro os contribuintes recebem em seu endereço o carnê para pagamento IPTU Nova Iguaçu 2023. A Prefeitura deixa disponível algumas formas para quitar o tributo:
- Pagamento em cota única à vista até o último dia de janeiro: 10% de desconto;
- Pagamento em cota única à vista até o último dia de fevereiro: 5 % de desconto;
- Parcelamento em até 10 vezes. Sem desconto. Com vencimento todo dia 15 de cada mês.
É indicado verificar nas agências bancárias da cidade quais fazem o recebimento do imposto. Em seus guichês de atendimento, caixa eletrônico e internet banking.
Por decreto municipal há casos de isenção IPTU Nova Iguaçu. Quando não é preciso realizar o pagamento do imposto. Recebem este benefício:
- Imóveis em que funcionam serviços públicos;
- Ex-combatente que possua um único imóvel em seu nome;
- Maiores de 60 anos com um único imóvel em seu nome. E renda mensal de até 2 salários mínimos;
- Portadores de deficiência física com um único imóvel em seu nome. E renda mensal de até 2 salários mínimos.
Consulta e 2 Via IPTU Nova Iguaçu
Para saber qual valor do seu imposto e emitir uma nova guia para pagamento é bem simples. De forma virtual o contribuinte pode fazer a consulta e 2° via IPTU Nova Iguaçu 2023. Aprenda:
- Acesse o site da Prefeitura de Nova Iguaçu;
- Role a página e quando encontrar ‘Portais’, clique no link de ‘Portal do Contribuinte’;
- Insira o número de registro do imóvel e selecione ‘Consultar’. Os débitos aparecerão e os boletos ficarão disponíveis para impressão.

Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu
Questões que envolvem o IPTU podem ser resolvidas na Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu. Como acordos de dívidas, emissão de novas guias e etc. Veja como chegar até o local.
- Endereço: Rua Athaide Pimenta de Moraes, 528. Centro;
- Telefone: (21) 2668-6774;
- Atendimento: De segunda à sexta-feira. Entre 9h e 17h.