IPTU Osasco 2024: Consulta, Valor, Pagamento, 2 VIA

Agora ficou mais fácil para o contribuinte pagar o seu IPTU 2024 Osasco. Isso porque, a Prefeitura Municipal passou a utilizar um sistema integrado que permite que ele faça a emissão do carnê diretamente pela internet. Nesse ano, o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana também sofreu um reajuste nos valores cobrados em 2017. Esse acréscimo foi determinado conforme cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor com base na inflação acumulada dos últimos 12 meses. Quer saber mais sobre o IPTU 2024 Osasco? Então não perca tempo e continue a leitura desse post até o final.

IPTU 2024 Osasco
IPTU 2024 Osasco

O que é IPTU 2024 Osasco?

O IPTU Osasco tem um papel fundamental no crescimento do município. Isso porque, é por meio dele que a gestão consegue arrecadar recursos financeiros para os cofres públicos.

Esses valores, por sua vez, são aplicados em ações de melhoria para a cidade. Parte deles, por determinação da lei, precisam ser utilizados nas áreas de educação e saúde.

Por esse motivo é que você deve se manter em dia com o pagamento do seu IPTU 2024, pois dessa forma você não só estará cumprindo com suas obrigações de contribuinte, como também estará ajudando no crescimento e evolução da sua cidade.

Prefeitura Osasco IPTU

A Prefeitura também pode usá-los em iniciativas para manutenção e ampliação de serviços, como:

  • Iluminação;
  • Saneamento básico;
  • Etc.

O IPTU Osasco, será encaminhado, via correios, para o endereço residencial de cada contribuinte. Mas, se até o momento você não recebeu o seu carnê em sua casa, ou mesmo se não sabe onde estão as suas guias, não tem problema.

Saiba que é possível fazer a emissão da segunda via IPTU Osasco para garantir que o seu imposto seja pago dentro do prazo limite. Quer saber como fazer isso? Então confira o tópico a seguir e veja como emitir a 2ª do IPTU 2024 Osasco.

Prefeitura Osasco IPTU
Prefeitura Osasco IPTU

Leia Também:

Segunda Via IPTU 2024 Osasco

Você não recebeu ou acabou perdendo o seu carnê IPTU Osasco? Não se desespere, é possível fazer a emissão da segunda via do documento através da internet. Confira abaixo o passo a passo:

  • Passo 01. Acesse o site da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Osasco: http://www.osasco.sp.gov.br/;
  • Passo 02. Clique na opção “Serviços”;

    Serviços Online
    Serviços Online
  • Passo 03. Agora selecione “2ª Via do IPTU”;

    Segunda Via IPTU 2024 Osasco
    Segunda Via IPTU 2024 Osasco
  • Passo 04. Informe o Código do Cadastro (CDC);
  • Passo 05. Digite o código verificador;
  • Passo 06. Clique em Confirmar.
Informe o necessário para emitir
Informe o necessário para emitir

Seguindo corretamente os passos descritos acima, você terá acesso a todas as guias de pagamento. Basta salvá-las em PDF em imprimir.

Importante, para que a impressão ocorra de forma correta, é necessário que a impressora esteja configurada para imprimir com papel A4.

Consulta IPTU Osasco

Consulta IPTU 2024Você que se organizar financeiramente para não atrasar o IPTU Osasco? Então o ideal é consultar o valor a ser pago e a data de vencimento pela internet. Veja abaixo como:

Após seguir os passos descritos acima, uma nova janela irá se abrir. Nela, será possível conferir todos os dados sobre o tributo. Desde o valor de cada parcela até as datas de vencimento.

Pagar IPTU 2024 Osasco

Agora que você já sabe como obter o carnê do IPTU Osasco, basta providenciar o seu pagamento o quanto antes para não perder o prazo limite e assim acabar tendo problemas com taxas e multas por atraso.

Para pagar o IPTU 2024 Osasco, o contribuinte conta com três opções de pagamento a sua disposição. São elas:

  • Comparecer até uma casa lotérica com as guias em mãos;
  • Ir até uma agência bancária credenciada com o carnê/boleto;
  • Efetuar o pagamento via débito automático, através do Internet Banking.

Se você não quer correr o risco de ficar com a situação irregular, também é possível agendar o pagamento de todas as parcelas pelo site ou aplicativo do banco.

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo obrigatório. O não pagamento dele é considerado crime de sonegação, e pode acarretar em uma série de processos judiciais. Por isso, é essencial mantê-lo em dia.

Caso você tenha alguma dúvida sobre o IPTU Osasco, basta comparecer até a Praça de Finanças da Prefeitura do Município de Osasco. É possível fazer o agendamento pela internet, ou, através do telefone 156. Assim, você garantirá a regularidade da situação do seu imóvel ou terreno.

IPTU Osasco Dívida Ativa

Você que reside no município Osasco e precisa regularizar as dívidas com a cidade? Saiba que o momento chegou! A Secretaria de Fazenda de Osasco está buscando maneiras para trazer dentro das normalidades, resoluções para a situação dos devedores da Dívida Ativa do município.

Para quem não sabe, Dívida Ativa é um cadastro que reúne todas as informações das pessoas que possui debito com o governo Federal, Municipal ou Estadual.

Com base nas informações do governo, a situação das dívidas ativas é relacionada ao IPTU, ISS entre outras taxas não pagas no decorrer do ano, quais estão gerando vários problemas para a prefeitura municipal de Osasco. A Secretária Municipal de Fazenda mencionou, que atualmente o valor das dívidas assustam. Chegando a mais de R$ 91.265.10.

Como qualquer outra lei, há consequências do não pagamento. Caso seja pessoa Física ou Jurídica as causas são as mesmas como:

  • Juros abusivos;
  • Nome no SPC e Serasa;
  • Multas e encargos;
  • Restrições de créditos;
  • Execução fiscal.
Dívida Ativa IPTU
Dívida Ativa IPTU
  • Para consultar as pendencias, visite o site oficial para emitir a segunda via.
  • A outra forma é ir pessoalmente no Local de atendimento; Rua Narciso Stuliri, 201, Praça de Atendimento, Jardim Bussocada – Osasco SP. CEP 06018-100. Horário de atendimento de segunda a sexta-feira das 8:30 às 16:30

A dívida deve ser paga, assim que tomar conhecimento da sua existência. Visite o site do órgão da sua cidade ou entre em contato para saber como efetuar o pagamento ou emitir a segunda via na internet.

Caso esteja com problemas com seu município e deseja quitar as dívidas, procure a Secretária de Fazenda para lhe orientar aos contribuintes inscritos na dívida Ativa que compareçam à Prefeitura para negociar os débitos ativos, evitando comparecer em cartórios.

Se por ventura haja discordância no pagamento, é de extrema importância que o responsável compareça na Secretaria da Fazenda com documentos que deverão ser analisados.

5/5 - (1 vote)
Compartilhe seu amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *